Como fazer a limpeza correta ao toldo?
A limpeza de um toldo pode ser a chave para que o seu toldo dure por muitos anos. Colocar um toldo na área exterior de uma habitação ou estabelecimento permite tirar maior proveito do espaço não só no verão para proteger do sol e do calor, mas também nos dias de chuva. Permitem aumentar o espaço utilizado resolvendo problemas de intempérias e possibilitando um maior conforto.
Hoje, já é possível escolher o estilo que mais se adequa ao seu espaço para que seja um elemento discreto, elegante e a cima de tudo funcional.
Para que possa fazer a correta manutenção do seu toldo e desfrute o máximo possível, vamos explicar tudo sobre como deve fazer a limpeza do seu toldo.
O que é necessário para limpar o toldo?
Materiais necessários: escova, vassoura, pano, agua e sonazol (caso o toldo seja em PVC).
Processo: Com o auxílio de uma vassoura deve retirar todo o excesso de folhas e materiais acumulados no toldo. De seguida com o auxílio de uma escova, escove as áreas mais pequenas como: articulações, parafusos e tubo. Certifique-se de que, na limpeza do toldo, não incide demasiado em zonas em que a tela está ressequida, de modo a proteger a lona.
Posteriormente misture agua e um produto de limpeza como o sonazol verde e despeje sobre a tela. Com a mesma escova esfregue cuidadosamente toda a tela para que fique sem sujidade, volte a passar água limpa de forma abundante e deixe secar.
FERRAGENS
Cuidar da estrutura do toldo também é importante para que não deteriore. Deve verificar a cada três meses o estado da estrutura, deve mantê-la sempre bem lubrificada com um pouco de óleo e limpar a ferrugem caso exista. Apesar de as armações terem propriedades contra a ferrugem, a maresia por exemplo pode ser uma ameaça à durabilidade da estrutura. A lacagem da estrutura pode constituir uma aliada à durabilidade do toldo caso este seja aplicado junto a praias ou áreas de habitual orvalho.
CUIDADOS A TER COM A CHUVA E VENTO FORTES
Apesar de os toldos serem concebidos para proteger o seu espaço das condições meteorológicas, o vento e chuva fortes podem danificar bastante o seu toldo e para que possa evitar, deixamos-lhe algumas recomendações:
- Em caso de rajadas de vento muito forte recomendamos fechar o toldo (caso seja de braços extensíveis) pois o vento pode causar desníveis na estrutura e deformações na lona.
- Após períodos de chuva intensa, recomendamos que abra o toldo para que a lona seque totalmente evitando a criação de mofo e deterioração da mesma.
Saiba como aumentar a durabilidade do seu toldo aqui